Por que seu gato mia muito? Algumas causas e soluções.

 O seu gato mia à noite? Seja ele um adulto ou filhote vou ajudar você a descobrir porque o seu bichano faz isso e como você pode agir para evitar. 

 Possíveis causas

 Vamos começar com a insegurança durante o processo de adaptação. Se o seu gato está morando com você em casa há pouco tempo ele ainda precisa se adaptar ao novo ambiente e à família humana. Os gatos são animais muito sensíveis, que em geral não toleram muito bem mudanças bruscas em suas rotinas. Por isso, a chegada em um novo lar pode ser muito estressante para ele. À noite enquanto todo mundo tiver dormindo, seu gato pode acabar se sentindo solitário, inseguro ou desorientado, levando assim a miar por atenção e companhia, fome ou sede. Aliás, a frequência alimentar dos gatos não é a mesma do que a de outras espécies como os cães. Em geral os gatos preferem comer pequenas quantidades de comida ao longo do dia e da noite. Isto implica que a qualquer hora da noite seu gato pode sentir a necessidade de comer e se a sua tigela estiver vazia é muito provável que ele o chame através de uma série de miados insistentes. Você deve garantir que o gato tenha acesso ilimitado à água durante o dia e à noite também. 

 Por outro lado, existe a possibilidade de um gato miar porque está com frio à noite e isso é mais provável de acontecer com filhotes, com gatos de raça que têm pouco pelo ou durante os meses de inverno. Se o gato dorme em áreas abertas com correntes de ar ou não tem um cobertor ou uma toca para se abrigar este também pode ser um motivo para o miado insistente. O desconforto emocional também pode ser motivo para miados. O caso de estresse ou de aparecer de repente associado a algum evento medo durante uma tempestade, mudanças no ambiente do gato( como a chegada de um novo membro a família ou a saída de um deles), uma reforma no lar podem alterar o comportamento do felino e se isso não for cuidado corretamente pode acabar causando estresse a longo prazo e portanto, comportamento errático e indesejado. 

Tédio ou falta de estimulação são outra causa da miadeira. 

 Os gatos são animais crepusculares o que significa que seus picos de atividades ocorrem ao anoitecer e ao amanhecer, isso aliado ao fato de serem muito enérgicos, caçadores e que adoram brincar então é muito comum que eles queiram interagir com seus guardiões à noite depois de terem passado boa parte do dia dormindo. É essencial rever o enriquecimento ambiental do gato e oferecer estímulos suficientes durante o dia a fim de evitar esse tédio. 

 Caixa de areia suja ou inacessível os gatos são muito limpos e a maioria deles não suporta fazer suas necessidades em uma caixa de areia suja que já está com urina e fezes. E se a caixa de areia estiver localizada muito próxima ao alimento, se ela for muito pequena ou de difícil acesso para o felino ele também poderá rejeitá-la e consequentemente ficará estressado, se aliviando em outros lugares ou diminuindo a frequência com a qual a urina e defeca, o que pode prejudicar a sua saúde. Se o seu amigo peludo não se sentir confortável usando a caixa de areia ele provavelmente vai pedir ajuda independentemente de ser dia ou noite. 

 Já as causas hormonais afetam mais as gatas. Elas têm o primeiro cio muito cedo (aos cinco ou seis meses já estão sexualmente maduras) e começam a procurar um parceiro reprodutivo. Durante o cio os gatos mudam de comportamento e ficam mais chateados, esfregando insistentemente o rosto em objetos, rolando no chão, andando com o rabo para cima e miando muito, mas muito mesmo! À noite, por sua vez, os machos que já são maduros entre quatro e cinco meses de idade, podem detectar o cheiro de uma fêmea no cio a vários quilômetros de distância e tentarão fugir de casa para acessar essa gata. Esse comportamento escapista é acompanhado de nervosismo e miados poderosos durante o dia à noite. 

Dicas para o seu gato não miar à noite 

 Antes de dormir certifique- se de que seu gato tem comida, água e acesso a uma caixa de areia limpa. Além disso brinque com ele antes de ir para a cama e enriqueça seu ambiente com brinquedos interativos. Catnip (erva do gato), arranhadores ou torres para que ele possa escalar e se divertir quando ficar entediado. Se possível evite deixá-lo trancado sozinho em um quarto à noite. 

 Compre ou construa abrigos para que seu peludo se esconda e ponha um cobertor dentro para evitar que eles sintam frio. Por fim, use ferormônios felinos artificiais no ambiente do seu gato para acalmá-lo e ajudá-lo a descansar melhor. Isso é especialmente útil durante os processos de adaptação em gatos com tendência a ficarem estressados ou assustados. Se a causa do miado for hormonal, a castração é a solução mais indicada tanto em machos como em fêmeas. Claro que antes de fazer o processo você precisa consultar um veterinário, ok? 

 Agora conte para mim se o seu gato é miador ou silencioso. 

Um beijo e até a próxima!

Comentários